22.2.10

Em 2009, a economia portuguesa está mesmo melhor do que poderia esperar-se

A crise económica ainda está aí. Mas, quando se olha para o que já se sabe de 2009 pode dizer-se com propriedade que as coisas correram melhor do que podia esperar-se no início do ano. E, por muito que isso possa contrariar certas cassandrasmuito ouvidas, pode também dizer-se que, do ponto de vista da recuperação da situação económica, Portugal se está a saír melhor do que o simples contexto poderia sugerir.
Não apenas a àrea euro inverteu a tendência para a queda, como Portugal a inverteu mais intensamente do que a àrea Euro, a Espanha e a Alemanha.
Podemos atribuir a responsabilidade da situação ao que quisermos e podemos até desconfiar da sustentabilidade desta tendência, mas que ela aconteceu, o gráfico abaixo não deixa margem para dúvidas. É certo que estamos na fase da ciclotimia nacional em que ninguém acredita em notícias que sejam menos más do que pensamos e José Sócrates bem o deve ter sentido neste ponto da entrevista de Miguel Sousa Tavares. Veja-se, pois, os dados no gráfico, que são do Eurostat.

Sem comentários: